Controlando as Contas Banco e Caixa
Tópicos:
- Fazendo um Lançamento Avulso de Tarifa Bancária;
- Fazendo um Saque para o Caixinha;
- Como Fazer uma Transferência entre Contas.
Controlando as Contas Banco e Caixa:
Selecione a conta que deseja visualizar:
O primeiro passo é registrar o saldo inicial do seu banco para poder dar andamento ao controle de sua conta a partir da data estipulada, segue um exemplo de lançamento de saldo inicial. Clique em incluir após selecionar o banco que deseja analisar e abrirá um registro em branco para preenchimento.
Neste exemplo estou iniciando o controle de minha conta a partir do dia 01/11/2016, portanto vou registrar o meu saldo bancário em 31/10/2016:
OBS: Informações sobre Natureza Financeira ver no link Trabalhando com um Plano de Contas
Primeiro coloque a data inicial dentro do período de registro;
Escolha a data, a natureza financeiro (neste caso considerei que meu extrato tinha o saldo de R$ 5.942,75 positivos), no complemento descreva como preferir e registre o valor, gravar (se eu clicar em salvar também terei o registro gravado e abrirá para um novo registro em branco para preenchimento, caso não tenha outro registro a ser feito no momento pode clicar em cancelar o novo registro)
Após acessar a conta novamente o lançamento aparecerá no seu movimento bancário, selecionei no exemplo a data de 01/11 a 30/11:
Pode verificar que o saldo inicial está de acordo.
Fazer a conferência do seu extrato bancário com a movimentação bancária, lançar os movimentos avulsos como tarifa bancária. Ao ser feito a baixa de um pagamento no seu contas a pagar, automaticamente aparecerá no banco correspondente o lançamento, da mesma forma que no contas a receber.
Fazendo um Lançamento Avulso de Tarifa Bancária:
Cliclar em incluir, colocar a data do débito, classificar a natureza financeira como Despesas Bancárias, no complemento descrever o débito (neste exemplo tarifa de TED) e gravar.
Fazendo um Saque para o Caixinha:
Incluir um novo lançamento;
- registrar de o valor está saindo ou entrando na conta que estou analisando (neste caso saindo, estou fazendo um saque para o caixa);
- Tipo de movimentação escolher a opção saque para caixa, no final da linha registrar a natureza financeira que é entrada no caixa;
- Descrever no complemento qual o lançamento;
- registrar o valor e salvar.
Como Fazer uma Transferência entre Contas:
Incluir um novo lançamento;
- registrar de o valor está saindo ou entrando na conta que estou analisando (neste caso saindo, estou fazendo uma transferência para outra conta da empresa);
- Tipo de movimentação escolher a opção transferência entre contas, selecionar qual o banco que será a contrapartida do movimento e registrar natureza financeira como entrada;
OBS: Se estivesse registrando um depósito registraria a natureza inverso do que consta abaixo, primeiro entrada e no segundo campo saída.
- Descrever no complemento qual o lançamento;
- registrar o valor e salvar.
Pode verificar que na conta em análise aparece os lançamentos efetuados, que foram o registro do débito da tarifa a transferência para a outra conta da empresa e o saque para o caixinha.
Se acessar a outra conta bancária vai ver a entrada referente a transferência:
Se acessar o caixa verá a entrada referente ao saque:
Registrar o saldo inicial em todas as contas bancárias e também no Caixa antes de iniciar seus controles.